Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
 
Borborema, 22 de fevereiro de 2018 | COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
















Vereadores
Marcos Antonio Rodrigues - DEM
LEGISLATURA 2017-2020

Presidente Atual
Marcos Antonio Rodrigues
Antonio Carlos Rodrigues Presotto - PVBenedito Aparecido Anselmo - PTBCarmine Dentini de Paula - PVClaudemir Aparecido Mendes Sereno - SD
Erico Antônio da Silva - PSC
Miguel Fontana - PENRicardo Valentim Castanho Penariol - SDValdir Buzato - PEN
Webmail
Capítulo 10 - RESUMO: Início do povoamento

Webline Sistemas

RESUMO: Início do povoamento 

A cidade de Borborema tem como fundador principal Nicolau Pizzolante quando em meados de 1870 chegava a região ainda denominada de "sertão" uma vez que na região central paulista eram poucas as povoações. O atual município pertencia à Araraquara até então. 

No centro do local onde futuramente existiria a cidade corre um rio denominado de Ribeirão dos Fugidos nome este atribuído ao povoado nascido em 1902. 

Borborema teve este curioso nome até 1908 ou 1909 quando passou para o nível de Distrito recebendo então o nome de Borborema, nome este atribuído graças a um amigo paraibano do fundador, influenciado pelo "significado" da palavra que seria sinônimo de Serra Alta, em língua indígena "pora-pora ema". Logo, em 1925 desmembrou-se e passou para o nível majoritário de Município então com 500 habitantes na sede municipal. Mas passou a ter os poderes definitivamente instalado em 21 de Março de 1926. Borborema teve um crescimento lento até a década de 30 onde neste período teve o seu auge, chegando a ser uma das maiores potências da região central ultrapassando as vizinhanças. 
oi o período do algodão onde a economia alavancou e explodiu em progresso até a década de 40 onde com a II Guerra Mundial e outros fatores houve a queda do algodão e Borborema quase desertou, foi a maior queda da história do município. neste período chegou ao município a Estrada de Ferro Douradense, vinda de Dourado e São Carlos que mais tarde ajudou na recuperação da cidade juntamente com o início da cultura do café.

Nessa época instalaram-se no município, as usinas de Beneficiamento Anderson Clayton & Ltda. e Usina Beatriz, dando grande impulso ao desenvolvimento de Borborema que, em 1938 recebeu os trilhos da Estrada de Ferro Dourado, posterior Companhia Paulista de Estrada de Ferro, hoje FEPASA.

A partir de 1941, com declínio do algodão, as industrias de beneficiamento retiraram-se do município, passando Borborema por grande decadência e êxodo de sua população. Somente voltou ao ritmo econômico normal a partir de 1948, quando a cultura cafeeira, hoje sua principal atividade econômica

 

 







melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior
Próxima Sessão

2ª SESSÃO ORDINÁRIA 2018


21/02/2018 - 20:00 HORAS

ATO DA MESA Nº 01/2018

Agenda de Eventos
Contas Públicas
da Câmara
Relatório viagens
transmissão ao vivo
palavra do presidente
Galeria Multimídia
Galerias
2018 © Todos os direitos reservados